quarta-feira, 25 de março de 2015

Futuro dos Profissionais de Infraestrutura de T.I

Se analisarmos a prospecção referente ao cenário em que a Infraestrutura de T.I está traçando, e sendo um profissional desta área em específico, é inevitável que venha em mente um pensamento de certa forma até perturbador.

No momento estamos vivenciando no Brasil de forma geral uma transição do modelo como trabalhamos e como as tecnologias são disponibilizadas. A nuvem é uma realidade que já vem sendo utilizada a cada dia mais, a maioria das organizações já possuem alguns serviços disponibilizados neste ambiente, mas ainda por questões de custo ou até mesmo de evolução das tecnologias atuais as empresas continuam utilizando grande parte da Infraestrutura em seu próprio ambiente. 

Voltando à reflexão dos futuro dos profissionais de Infraestrutura, acredito que esse seja o momento de reflexão para quem atua nesse segmento, pois existem algumas vertentes já pré-definidas em que podemos ter como base de como será o modelo de trabalho.

Baseando em um cenário em que os serviços migrem para nuvem, a principio teremos o perfil do gestor de contratos no lugar do Analista de Infraestrutura, este terá como base uma bagagem de conhecimento técnico para identificar os problemas e cobrar do fornecedor e também o perfil de buscar novas soluções para a organização.
Do outro lado teremos o próprio Analista de Infraestrutura trabalhando como funcionário do  fornecedor, este terá um perfil bem mais técnico do que o profissional que fica do lado da empresa que contrata os serviços, atualmente temos diversos exemplos destes no mercado, a diferença é que a empresa cliente ainda possui funcionários com perfil técnico, e a atenção devemos tomar é que este tente a acabar, nesse sentido a reflexão é bem válida para quem está do lado da empresa cliente, com base nisso é uma maneira de se nortear em seu futuro profissional.

Outro questionamento que é bem válido é o profissional ter ciência de qual segmento tecnológico ele deve se especializar, contudo como sempre costumo dizer, em qualquer área o que irá se sobrepor mais são as conexões que cada um possuiu, por mais que um profissional tenha formação e muitas certificações, o que irá garantir na maioria das vezes um bom emprego são as conexões acima de suas competências profissionais. Importante frisar que quem possuir as competências não consiga ou mereça um bom emprego, contudo primeiro vem as conexões ou contatos certos e em seguida a capacidade profissional, mas esse é um tema que podemos discutir em outro momento.

Infelizmente não podemos prever o tempo em que essa "migração" se efetive ou até então se um dia irá se efetivar plenamente, quem sabe as empresas fiquem com nuvens privadas internas e acabem contratando mais profissionais de Infraestrutura, existem diversas possibilidades, e a que citei acima é uma que tem grande chance de ocorrer de forma geral, mas o que vale é a reflexão.

Grande abraço!
Marcos Zatta


Nenhum comentário:

Postar um comentário